Projeto é apresentado pelo comunicador Gabriel Marchetto
A Rádio Spaço FM lançou em outubro o seu novo podcast: ‘Espelho Musical’. O trabalho buscou explorar a influência da música do Rio Grande do Sul e Bahia no processo de composição das trilhas sonoras, exibidas em telenovelas durante a década de 1980, ponto ápice na consolidação de artistas e bandas, que conquistaram novos horizontes a partir deste espaço cultural. A produção é do comunicador e repórter da 100.9, Gabriel Marchetto, que utilizou este material como parte do seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), em Jornalismo, sob orientação do doutor em comunicação, professor Felipe Gue Martini, do Centro Universitário da Serra Gaúcha (FSG).
A análise também discorreu acerca de personalidades que tiveram fundamental importância nesta área, como o músico baiano Luiz Caldas, intérprete da música ‘Tieta’, sucesso da novela de mesmo nome, em 1989; o músico gaúcho Thedy Corrêa, da Banda Nenhum de Nós, responsável pela canção ‘Sobre o Tempo’, trilha da novela Barriga de Aluguel, em 1990; o músico carioca Marcos Sabino, compositor de ‘Reluz’, em 1982, e dono da música ‘Dança das Horas’, de Ti Ti Ti, em 1985; Kledir, da dupla gaúcha Kleiton e Kledir, compositora da canção Paixão, em 1981, que foi tema da novela Orgulho e Paixão, em 2018; e Guilherme Arantes, autor de 29 trilhas sonoras.
Para Marchetto, o Espelho Musical reflete um momento significativo na história do Brasil. “Ao envolver os pilares da música e comunicação, uno minhas duas paixões com o desejo de ofertar para a sociedade uma nova visão sobre a relevância das trilhas sonoras. Para conhecer a nossa realidade, é preciso voltar o olhar às novelas. Elas fazem parte da nossa trajetória e justificam a compreensão e divulgação destas conversas”, frisou.