Ele foi o quarto entrevistado do podcast Espelho Musical
O podcast Espelho Musical explora a influência da música do Rio Grande do Sul e da Bahia no processo de composição das trilhas sonoras, exibidas em telenovelas durante a década de 1980, ponto ápice na consolidação de artistas e bandas, que conquistaram novos horizontes a partir deste espaço cultural. A produção é do comunicador e repórter da Rádio Spaço FM, Gabriel Marchetto. O entrevistado deste quarto episódio é o músico e compositor gaúcho, Kledir Ramil, da dupla Kleiton e Kledir (K&K).
Durante o painel, ele contou como a música gaúcha ingressou nas novelas. “Tudo começou com a Banda Almôndegas, foi a partir dela que, em 1976, lançamos a Canção da Meia Noite como trilha da novela Saramandaia. Foi algo histórico. Era a primeira vez que a música de um gaúcho chegava nas peças da Rede Globo”, frisou.
Ramil também discorreu sobre os anos 80, período que, segundo ele, foi de extrema importância no fortalecimento da dupla K&K. “A música que entrava em uma novela virava sucesso nacional. A gravadora vibrava com este acontecimento e nós sabíamos que, a partir disso, teríamos uma garantia de sucesso”, lembrou.
Na ocasião, ele ainda comentou a respeito do processo de composição, uso da inteligência artificial, separação e volta da dupla, bem como as diferenças de suas obras em relação à música gaúcha tradicional. “Alguns ambientes mais tradicionalistas não gostam da gente, porque vivemos no presente. Vejo que, quem cultua o passado, não avança para o futuro. A nossa música é formada por algumas vertentes. É claro que o Rio Grande do Sul está em nosso DNA, mas com contribuições dos Beatles, Caetano, Chico, entre outros”, definiu.