Receituários eram verdadeiros, mas as informações eram falsas
O delegado Éderson Bilhan participou ao vivo do programa Panorama desta quinta-feira, 30, onde comentou mais detalhes sobre o caso envolvendo um falso socorrista do Samu que fornecia atestados médicos não autênticos em Farroupilha.
Durante a explanação, Bilhan salientou que o caso está sendo investigado há cerca de quatro meses. Ao longo das averiguações foi descoberto que o indivíduo tinha um carimbo falso com o nome da médica Paula Martinez, que trabalhava em Santa Maria, cidade onde o chantagista atuou como socorrista do Samu. Atualmente ele estaria morando em Farroupilha e trabalhava como motorista de aplicativo. Conforme o delegado, entre uma corrida e outra comercializava documentos médicos falsos. Em um primeiro momento ele vendia os documentos por R$ 60 e depois por R$ 30 cada. Quando ele fazia as corridas se apresentava como socorrista mostrando documentos, distintivos e vestimentas do Samu.
Bilhan contou que o caso chegou até a delegacia através de empresas que receberam e desconfiaram dos documentos. O delegado entrou em contato com a associação Pró Saúde e o Hospital São Carlos e constatou que os receituários fornecidos pelo indivíduo eram verdadeiros, mas as informações escritas nos documentos eram falsas. Desta forma, a investigação busca identificar como estes receituários foram parar com o indivíduo. O delegado frisou para as pessoas que receberam laudos médicos com o nome e o carimbo da médica Paula Martinez que informem a delegacia para que estas informações sejam incluídas na investigação.
O falsário foi preso na tarde desta quarta-feira, 29, no bairro Imigrante, onde ele estaria realizando uma corrida como motorista de aplicativo. Durante a abordagem policial ele apresentou documentos informando que seria funcionário do Samu e admitiu que estava fornecendo estes documentos. O homem foi preso em flagrante por se identificar como socorrista do Samu para obter vantagens e apresentar documentos falsos. Os policiais também apreenderam uma série de materiais e receituários.
Materiais apreendidos
- 73 folhas de Receita Azul
- Centenas de outros documentos (atestados e receituários)
- Carimbos médicos
- Roupas do Samu
- Carteira Funcional de Bombeiro Civil, entre outros objetos