Fato é registrado desde quinta-feira
Os usuários da Corsan registraram ainda na quinta-feira, 8, água amarelada, esbranquiçada e com gosto de terra em vários bairros de Farroupilha. Conforme os usuários, além da coloração, a água também está com gosto de terra e ferrugem. Segundo o gerente da Corsan, Elton Luiz Ernzen, esse fato se deu pelo rompimento de uma adutora no final da tarde da quarta-feira, 7, onde após o conserto, esses problemas acabaram ocorrendo em locais pontuais.
Ernzen explicou que a água esbranquiçada ocorre pelo excesso de ar na tubulação, porém não prejudica a potabilidade, e conforme vai saindo dos canos, vai retornando ao normal. Quanto a coloração amarelada e com gosto de terra, o gerente informou que após rompimento de uma adutora, as paredes internas da tubulação acabam soltando fragmentos que ficam encrostados ao logo do tempo e é necessário que seja realizado expurgo nos canos.
Para tanto, ele orientou os clientes a abrirem um chamado através dos canais de comunicação da Corsan para os técnicos irem até o local informado e realizarem este procedimento. Caso haja registro de excesso no consumo mensal, a Corsan fará o ressarcimento dos valores a serem pagos, na futura seguinte.
Segundo gerente, apesar de não haver problemas quanto a potabilidade, ele orientou que não seja utilizada a água para o consumo humano e para a lavagem de roupas.