Medida foi determinada pelo prefeito Adiló Didomênico
Após ser informado que o pedido da Prefeitura de Caxias foi indeferido pela justiça, o prefeito Adiló Didomenico determinou à Procuradoria-Geral do Município que recorra da decisão e busque novamente a liberação dos órgãos competentes para a instalação de semáforo no acesso a Forqueta, pela ERS-122. A rodovia estadual de competência do Daer é concedida para a concessionária Caminhos da Serra Gaúcha (CSG), que não autorizou a instalação do conjunto semafórico.
As sinaleiras ao longo da BR-116, da ERS-122 e da RSC-453 no perímetro urbano da cidade são controladas pela prefeitura, com supervisão do Dnit e do Daer. “Já me causava estranheza o jogo de empurra empurra entre o Daer e a CSG, bem como agora, a negativa da justiça para que possamos amenizar os acidentes no acesso a Forqueta. Sendo assim, pedi à PGM para que insista, recorra da decisão, para que um juiz tenha sensibilidade a esta causa”, afirma.
O prefeito lembra ainda que o acesso na ERS-122, em frente ao posto da Polícia Rodoviária Estadual, foi fechado sem aviso. “A concessionária fechou aquele acesso do dia para noite sem avisar ninguém. Aí quando solicitamos atenção no outro acesso, muito mais usado pela comunidade, informaram (via imprensa) a reabertura. Antes aquele acesso não era necessário, tanto que fecharam, agora avaliaram que é útil. Mesmo assim, vamos buscar a autorização para colocar a sinaleira”, avisa Adiló. A PGM cumpre os prazos do processo e assim que o município for intimado, entrará com o recurso.