Deputado gaúcho agradeceu empresário por questionar ações polêmicas do ministro do STF
O bilionário e dono da rede social X, Elon Musk, respondeu na noite desta segunda-feira, 8, uma publicação do deputado federal gaúcho Marcel Van Hattem, em uma nova etapa da briga do empresário contra ações do ministro do STF, Alexandre de Moraes.
Durante a noite, Van Hattem publicou no X, antigo Twitter, um agradecimento a Musk por expor atitudes consideradas abusivas de Moraes. “Como membro do Congresso Brasileiro que há anos expõe e combate os abusos do nosso Supremo Tribunal Federal, quero expressar minha mais profunda gratidão @elonmusk”, afirma o deputado, em publicação em inglês. “Você está representando milhões de brasileiros que se opõem à censura e à tirania muito melhor do que seus representantes eleitos, que ainda se recusam a investigar e a acusar juízes da Suprema Corte”, acrescenta, defendendo também investigação contra o ministro.
Cerca de uma hora depois, por volta de 21h45, Elon Musk respondeu Van Hattem: “A lei se aplica a todos, incluindo @Alexandre [o perfil de Moraes no X]. Ele deveria ser julgado por seus crimes”.
Na noite de sábado, 6, o dono do X/Twitter fez diversas acusações de censura por parte do ministro do STF. Uma delas era sobre obrigar a rede social a fingir que as imposições da Corte eram violações aos termos de uso da plataforma. O caso ganhou repercussão no meio político e no Supremo. Moraes inseriu Musk no inquérito das “milícias digitais” e a PF anunciou que investigará as falas do bilionário, que também é dono da Tesla e da SpaceX.