Missa solene às 10h contou com procissão e bênção das máquinas
Fiéis participaram da missa solene e da bênção das máquinas na manhã deste domingo, 2, dia da 125ª Romaria Votiva, no Santuário de Nossa Senhora de Caravaggio. A celebração, iniciada às 10h, foi presidida pelo bispo Dom José Gislon. Após a missa, foi realizada a procissão com mais de 300 máquinas agrícolas na Avenida Dom José Barea, em frente ao Santuário. O prefeito Jonas Tomazini, secretários, vereadores e demais autoridades do município participaram da cerimônia.
Além da missa solene, a programação contou com celebrações às 6h30, 8h, 15h e 17h. A novena ocorreu do dia 24 de janeiro a 1º de fevereiro, passando por paróquias de Farroupilha e região, e encerrando com a procissão luminosa e récita do terço.
Confira a galeria de imagens:
Créditos: Gustavo Colferai
A história da Romaria Votiva:
No final do século XIX, uma grande estiagem assolou Farroupilha e região. Após seis meses sem chuva, em 2 de fevereiro de 1899, uma procissão foi realizada para implorar a graça da chuva. Agricultores das comunidades vizinhas dirigiram-se a Caravaggio em uma caminhada de oração e penitência, suplicando a intercessão de Nossa Senhora. No mesmo dia, uma chuva torrencial marcou profundamente a região, sendo recebida como uma graça extraordinária. Desde então, todos os anos, em fevereiro, é realizada a festa de agradecimento a Nossa Senhora pela graça da chuva, denominada Romaria Votiva.