Tecnologia prevê proteção de cerca de 80 hectares das pedras de gelo que se transformam em chuva
Ouvintes da Spaço FM registraram na manhã desta sexta-feira, 29, os disparos do canhão antigranizo adquirido por uma vinícola de Pinto Bandeira, na Serra Gaúcha. O equipamento desenvolvido por uma empresa espanhola possui uma tecnologia pioneira no combate ao granizo, e foi trazido para o Brasil em 2022.
Trata-se de um sistema de monitoramento de massas por satélite que, ao identificar a existência de nuvens carregadas e com granizo, efetua os disparos de ondas sonoras com disparos hipersônicos, transformando as pedras de gelo em chuva, sem agredir as videiras e outras culturas.
O tempo estimado para a camada de proteção ser formada é de até 15 minutos. Nesse recorte de tempo, a cada sete segundos são realizados os disparos. Essa técnica tem se mostrado extremamente eficiente na Europa, onde é amplamente utilizada, e agora começa a ganhar espaço no Brasil.
Com um investimento de cerca de R$ 500 mil, o equipamento prevê proteção de uma área com cerca de 80 hectares, e é pioneiro no Rio Grande do Sul, e segundo no Brasil. O primeiro foi instalado no Paraná.