Competição inicia nesta sexta-feira, em Santa Cruz do Sul
O CTG Ronda Charrua é um dos favoritos no Encontro de Artes e Tradição Gaúcha (Enart), que ocorre em Santa Cruz do Sul nesta sexta, 15, sábado, 16, e domingo, 17. Considerado o maior festival amador de arte da América Latina, o evento reunirá mais de 4,5 mil competidores em 25 modalidades artísticas e culturais, incluindo danças tradicionais, chula, declamação, trova e outros.
No programa Fim de Expediente desta terça-feira, 12, o patrão da entidade, Valdecir Zamboni, ao lado das integrantes das invernadas, Taís Guazelli e Elisa Pedrozo, destacou que o CTG está mobilizado desde o início do ano, com ensaios regulares.
No dia 2 de novembro, o Ronda reuniu cerca de 800 pessoas no Centro Mário Bianchi, para estreia da invernada adulta. O grupo sairá de Farroupilha nesta sexta às 6h, rumo a Santa Cruz do Sul. No ano passado, eles conquistaram o terceiro lugar da competição.
Programação
A cerimônia de abertura oficial está marcada para sexta-feira, 15, às 17h30, com a chegada da imagem de Nossa Senhora da Medianeira e uma apresentação do CTG Poncho Verde, campeão do Enart 2023. Durante o fim de semana, as competições são ampliadas com eliminatórias e encerramento de algumas modalidades.
No domingo, 17, o evento culmina com as finais das danças tradicionais, apresentações de danças gaúchas de salão e atrações inclusivas, como a dança gaúcha de salão adaptada para pessoas com deficiência intelectual ou múltipla, representando as 30 Regiões Tradicionalistas.
O Enart 2024 termina com a apresentação do CTG Paixão Côrtes, vencedor do Fegadan 2024, seguido pela Dança da Integração. A cerimônia de encerramento está prevista para 19h30 de domingo.