Equipamentos já deveriam estar nas ruas para a coleta do lixo urbano
Os vereadores Roque Severgnini (PSB), Juliano Baumgarten (PSB) e Gilberto do Amarante (PDT) estiveram visitando nesta quarta-feira, 16, a empresa Ecofar, responsável pela coleta dos resíduos urbano, para conferir a denúncia de que uma remessa de containers adquiridos pela prefeitura de Farroupilha apresentou problemas de fabricação. O fato foi confirmado, porém os equipamentos já haviam sido recolhidos pelo fornecedor.
Conforme o diretor operacional da Ecofar, Paulo Castro, foram adquiridos 120 unidades para o recolhimento do lixo seletivo e 120 para o orgânico.
Os containers para o recolhimento do lixo orgânico se encontravam fora das normas específicas e com problemas de durabilidade, por esse motivo foram devolvidos e serão substituídos dentro do que exige as normas específicas no processo licitatório.
Os parlamentares cobraram agilidade na entrega dessa nova remessa para que os containers sejam definitivamente colocados à disposição da comunidade.
Segundo Castro, num prazo máximo de 10 dias os equipamentos já estarão nas ruas do município.
Durante a visita eles flagraram também uma máquina vibro acabadora, um caminhão espargidor e um rolo híbrido compactador com pneus e chapa lisa, que foram adquiridos na administração passada para a colocação de asfaltos nas estradas do interior e dos bairros, porém esses equipamentos estão fora de uso pela atual administração.
Severgnini, que na administração anterior ocupou o cargo de secretário de Obras, lamentou ver os maquinários sem utilização e salientou que já ouviu nos bastidores a intenção do atual governo em realizar um leilão dos equipamentos por não ter interesse em utilizá-los.
Conforme o diretor operacional, a Ecofar atende os interesses da prefeitura, porém no momento não há nenhum projeto que justifique o uso desses equipamentos. Quanto a possibilidade de um leilão das máquinas, ele ressaltou que isso não depende da Ecofar e sim da administração municipal.