Rigotto era deputado federal e convivia com o Rei do Futebol quando Lei Pelé era discutida no Congresso
Ex-governador Germano Rigotto lembra sua proximidade com Pelé nos anos 90, quando o Rei do Futebol foi ministro extraordinário do Esporte. Rigotto, naquela época, era deputado federal e líder do governo de Fernando Henrique Cardoso no Congresso Nacional. O ídolo nacional trabalhava pela aprovação da Lei Pelé, que modificou diversos pontos do futebol brasileiro, principalmente na relação de trabalho entre clubes e jogadores.
Rigotto assumiu a presidência da comissão que tratou sobre a lei. Dessa forma, conviveu diversos momentos com o Rei. Sua principal lembrança é a simplicidade e humildade do maior jogador da história do futebol. “Tive várias oportunidades de me reunir com Pelé, de levar ele para a comissão, de ter encontros com ele. E tive oportunidade de conviver com uma figura impressionante. Ele, com toda história dele, prestígio internacional, idolatrado, poderia ser um pouco ‘figura’, e não foi absolutamente nada disso, me surpreendi com a humildade, a forma como ele tratava a todos”, afirma. Confira a entrevista no áudio abaixo.
Pelé esteve em Caxias do Sul 17 de julho de 1995, quando era ministro. O rei buscava apoio para incentivar e massificar o esporte, e visitou os estádios Centenário e Alfredo Jaconi. Ele esteve acompanhado do prefeito de Caxias na época, Mário Vanin. A Spaço FM acompanhou a visita. Na foto acima, Rogério Portolan participa da coletiva com Pelé.