Decisão foi unânime
Em decisão publicada na tarde desta segunda-feira, 16, o Colegiado do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RS) aceitou o recurso e liberou as candidaturas a vereador pelo Partido da Renovação Democrática (PRD) em Farroupilha. Os sete desembargadores votaram a favor para deferir o Demonstrativo de Regularidade de Atos Partidários (Drap), que libera as 12 candidaturas do partido.
Votaram os desembargadores eleitorais Voltaire de Lima Moraes, Mario Crespo Brum, Patrícia da Silveira Oliveira, Ricardo Teixeira do Valle Pereira, Volnei dos Santos Coelho, Nilton Tavares da Silva e Francisco Thomaz Telles. Atuaram na defesa do PRD os advogados Ademir Basso e Claudia Maria Mazzotti Da Cruz.
O que aconteceu
No dia 1º de setembro, a justiça eleitoral de Farroupilha indeferiu as candidaturas a vereador do PRD. Conforme a sentença, a sigla não teria seguido a ‘regra de reserva para cota de gênero’, que assegura o mínimo de 30% e o máximo de 70% para candidaturas de cada sexo. A promotora Cláudia Formolo Hendler, responsável pelo processo eleitoral no município, ressaltou que o partido foi notificado sobre as irregularidades e mesmo assim não tomou providências. A direção do partido afirmou que todas as candidaturas atendem a norma eleitoral e confirmou que iria recorrer ao TRE.
Os candidatos a vereador pelo PRD
1 – Aladia Ferrari Zeni
2 – Bianca Marques
3 – Sargento Brasil
4 – Texerinha
5 – Emerson Chielle
6 – Clovis Rosanelli
7 – Toninho dos Teclados
8 – Lair Roque Puntel
9 – Dr. Carlos Cruz
10 – Dra. Nunes