Resultado dos exames deram negativo
A doença viral Mpox, anteriormente conhecida como varíola dos macacos, voltou a chamar a atenção do mundo. Em 14 agosto de 2024, a Organização Mundial da Saúde declarou que o atual surto de Mpox na África é uma emergência de saúde global. Essa declaração já havia sido feita em 2022, mas, em 2023, o status foi rebaixado.
A doença é transmitida principalmente por meio de pessoas infectadas ou objetos contaminados pelo vírus, e os principais sintomas são lesões na pele.
Em Farroupilha, a médica Gabriela Muller Lehmen, coordenadora do Pró Saúde, comentou sobre o vírus, e passou informações sobre os cuidados. Ela ressaltou que o município foi notificado com um caso suspeito da doença, porém o resultado dos exames deu negativo. Já no estado do Rio Grande do Sul, existem cinco casos confirmados, mas não com a nova variante.
A médica salientou que os casos suspeitos devem procurar imediatamente a Unidade Básica de Saúde mais próxima, ou o Centro de Atendimento que fica na Rua Armando Antonello, no bairro São Luiz.