Serra registrou a maior concentração de poluição do estado nesta segunda-feira
A Prefeitura de Farroupilha, através da Secretaria da Saúde, faz um reforço no alerta aos cuidados necessários por conta da má qualidade do ar em decorrência da fumaça proveniente de queimadas que ocorrem no Brasil e em países vizinhos, e que deixa a qualidade do ar com a classificação de insalubre, por conta da grande concentração de material particulado fino (PM2,5).
Segundo agências internacionais que fazem a medição, na manhã desta segunda-feira, 23, a região da Serra Gaúcha registrou o ar mais poluído de todo o Rio Grande do Sul. A IQAir, da Suíça, aprontou um índice de concentração do PM2,5 de 158. O número é 12 vezes acima do que a Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda como nível de segurança.
Conforme o secretário da Saúde, Thiago Brambilla, alguns cuidados básicos podem ser adotados pela comunidade, como consumir mais água ao longo do dia para manter o sistema respiratório úmido, passar menos tempo em ambientes abertos e manter as janelas de casa fechadas para diminuir a entrada de ar poluído.
Ainda podem ser adotadas medidas como hidratar as narinas e os olhos com soro fisiológico e umidificar ambientes com toalhas molhadas ou aparelhos elétricos. É importante ainda que ao apresentar qualquer sintoma respiratório, se busque atendimento médico. Crianças menores de cinco anos, idosos e gestantes devem ter atenção redobrada às recomendações acima.