Encontro foi articulado pela deputada federal Denise Pessôa
A instalação de um campus da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs) em Caxias do Sul avançou ainda mais na noite desta quarta-feira, 26, após reunião entre a reitoria da instituição, representantes de entidades empresariais e diversos sindicatos patronais do município e da região. O encontro articulado pela deputada federal Denise Pessôa (PT) ocorreu na CIC Caxias para debater qual é o modelo mais adequado para a instituição de ensino da Serra Gaúcha. Uma das propostas é uma parceria entre a universidade, empresas e instituições da região para que os estudantes tenham acesso a parte prática no interior das empresas.
“Temos uma conquista histórica com a chegada da Universidade Federal na nossa região. Muitos aqui se formaram na Universidade de Caxias do Sul (UCS), que tem ensino de qualidade e pesquisa reconhecida. Mas sabemos que há um custo, e há décadas lutamos por uma universidade pública federal na nossa região. Somos a última região do estado a receber uma instituição desse porte. O presidente Lula anunciou dez novas universidades federais no Brasil, e a única na região Sul será na Serra Gaúcha. Precisamos nos orgulhar e cuidar para que ela chegue forte e estruturada, sendo um polo de desenvolvimento para a nossa região”, frisou.
Ela ressalta ainda que essa conquista é uma das principais ações do Governo Federal na região e entrará para a história, podendo ser comparada à chegada da BR-116, que impactou no desenvolvimento. A reitora Márcia Barbosa afirmou que a universidade, que inicialmente está prevista como um campus da Ufrgs, pode passar por uma redefinição, assim como ocorreu com a Unipampa, se transformando em uma universidade autônoma. “A região possui um grande potencial para ensino, pesquisa e extensão, com demanda por cursos em áreas estratégicas como engenharia, computação, saúde e agricultura familiar. Também há uma carência na formação de professores, especialmente em licenciaturas na área de tecnologia”, frisou.