A Rede de Farmácias São João está disponibilizando em suas mais de 900 lojas nos três estados do sul do Brasil o autoteste para a covid-19. O gerente de Serviços de Saúde da Rede, Roberto Canquerini destacou que o teste foi autorizado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) no mês de janeiro. Após este passo foram outros quesitos burocráticos para colocar no mercado o produto. “A tecnologia do autoteste é a mesma dos testes profissionais, baseia-se na utilização de secreção coletada do nariz ou da boca (saliva) e pode detectar as proteínas (antígeno) do vírus causador da Covid-19”, explicou.
Canquerini comentou que os kits são feitos para que os próprios usuários possam realizar a coleta da amostra e interpretação do resultado, muito semelhante aos testes de gravidez feitos em casa. Ele também é semelhante aos testes rápidos da covid-19 que são realizados nas farmácias.
A veracidade e segurança dos resultados dependem muito da qualidade da coleta realizada. A recomendação é seguir rigorosamente as informações que constam no manual do produto. Os mais de 2.600 mil farmacêuticos da rede estão preparados para fornecer todas as orientações e esclarecer dúvidas dos pacientes sobre o autoteste.
O Ministério da Saúde orienta o isolamento imediato para a pessoa que teve o resultado positivo, além de informar as pessoas com quem teve contato recente. O autoteste também não é considerado como diagnóstico definitivo, não tem validade de atestado médico e nem aval para viagens.
A Rede de Farmácias São João ainda preparou uma página com o passo a passo para o autoeste de Covid-19 e para esclarecer as principais dúvidas: institucional.saojoaofarmacias.com.br/autoteste. Os testes podem ser adquiridos nas lojas físicas e também pelo App Farmácias São João.
Quando usar o autoteste?
• Quando estiver com sintomas como: dor de cabeça, febre, tosse, dor de garganta, perda de cheiro ou sabor, falta de ar, etc.;
• Teve contato com alguém positivo para Covid-19;
• Estiver preocupado por ter sido exposto à Covid-19;
• Entre o 1º ao 7º dia do início dos sintomas, se você apresenta sintomas;
• Se não apresentar sintomas, a partir do 5º dia do último contato com pessoa que testou positivo ou teve sintomas;
• O autoteste não deve ser usado por pessoas com propensão a sangramento nasal.