Aporte foi aprovado por 15 a 4
O vereador e presidente do Progressistas de Caxias do Sul, Alexandre Prestes Bortoluz (Bortola) destacou em recente entrevista à Rádio Spaço FM, sobre os motivos que o levaram a votar contra o aporte de R$ 6 milhões para 34ª Festa Nacional da Uva, que ocorre de 15 de fevereiro e 3 de março. O projeto foi aprovado na última sexta-feira, 26, por 15 a 4. Além de Bortola, também foram contrários os vereadores Maurício Scalco (PL), Ricardo Zanchin (Novo) e Gladis Frizzo (MDB).
Alexandre explica que a cidade não está nas condições em que deveria. Ele lembrou que a última festa teve aporte do município e encerrou com prejuízo de R$ 3,1 milhões. “Poderiam ter captado esses R$ 6 milhões via Lei Rouanet, Caxias precisa de saúde, segurança e educação. Conseguiram apenas 1,8 milhão, faltou diálogo entre a comissão e com nós, vereadores. A votação foi realizada em um curto espaço de tempo e não tivemos a segurança de que esta edição possa garantir lucro ao invés de deficit”, frisou.
Em contato com a Spaço FM, o presidente da festa, Fernando Bertotto, ressaltou que não irá se manifestar acerca da posição dos vereadores.
Confira para onde vai o repasse
- R$ 1.081.750 para compra de 140 toneladas de uva: logística, transporte e embalagem para distribuição. A prefeitura destaca que as variações extremas das condições climáticas ocorridas nos últimos meses podem interferir diretamente no valor e aquisição.
- R$ 400 mil para desfile cênico musical, projeto, construção dos carros, figurinos, iluminação, som, arquibancadas.
- R$ 3.076.300 para montagem geral do evento, projeto, construção de estantes, hidráulica, elétrica, banheiros químicos.
- R$ 1,188 milhão para segurança do evento e convênio com o Estado com a Brigada Militar.
- R$ 560 mil para serviços de limpeza e segurança privada, além dos serviços compra de insumos.
- R$ 175 mil para geradores e compra de óleo diesel.
- R$ 368.950 para serviços de bilheteria, controle de acesso e mão de obra para entrega e distribuição das uvas, credenciamento.
- Os valores acima totalizam R$ 6,85 milhões, que foram solicitados pela Comissão para as atividades. O aporte da prefeitura será de R$ 6 milhões, sendo o restante pago pelos patrocinadores do evento.