Ação foi desencadeada no bairro São José e em Nova Sardenha
A Operação Retorno desencadeada pelo 36º Batalhão de Polícia Militar (BPM) e pela delegacia de Polícia Civil de Farroupilha prendeu oito pessoas e apreendeu mais de R$ 15 mil, armas e drogas nesta quarta-feira, 23, em diferentes localidades do município. A ação teve a participação de agentes da Polícia Civil de Farroupilha, da Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco), do Departamento Estadual de Homicídios e Proteção à Pessoa (Dhpp), da Primeira e Terceira delegacias, e do efetivo do 36º BPM e do 4º Batalhão de Choque da BM de Caxias.
Conforme o delegado Éderson Bilhan, o trabalho foi realizado para a repressão dos crimes de homicídio ocorridos nos últimos dias no município. Foram cumpridos 10 mandados de busca e apreensão no bairro São José e no distrito de Nova Sardenha que resultaram em oito prisões em flagrante, sendo sete homens e uma mulher. Os policiais também apreenderam uma espingarda calibre 12, um revólver calibre 38, munições diversas, uma réplica de pistola e mais de R$ 15,2 mil, além de drogas e materiais para prática do tráfico de entorpecentes entre outros ilícitos.
Durante as investigações foi constatado que quatro dos indivíduos presos eram da região metropolitana de cidades como Sapucaia do Sul, São Leopoldo e Novo Hamburgo.
A denominação da Operação como Retorno foi dada pelo delegado regional da Polícia Civil, Cleber dos Santos Lima, e pelo delegado Bilhan, para saudar a volta do tenente-coronel Luiz Fernando Becker ao comando do 36º BPM. Becker irá assumir o cargo de forma oficial nesta quinta-feira, 24, em solenidade que ocorre na sede do Sindilojas.
Homicídios
Farroupilha registrou em 52 dias oito assassinatos, sendo que os últimos cinco aconteceram em seis dias nos bairros Industrial e São José. Além dos homicídios, outras tentativas foram registradas nestes bairros e também no Nova Vicenza. Entre elas está uma tentativa de feminicídio.