Em menos de uma semana foram registrados cinco assassinatos e duas tentativas de homicídio
O tenente-coronel Luis Fernando Becker e o major Giovani Gomes do 36º Batalhão de Polícia Militar (BPM), acompanhados do delegado de Polícia Civil, Éderson Bilhan, participaram do programa Fim de Expediente desta terça-feira, 22, onde comentaram sobre o violento mês de fevereiro em Farroupilha.
Em menos de uma semana, a cidade registrou cinco assassinatos, uma tentativa de homicídio e outra de feminicídio. Em 2021 foram registrados 13 assassinatos. Neste ano, em apenas 52 dias, oito. Números que evidenciam a necessidade de operações específicas para dissipar a criminalidade.
Conforme o tenente-coronel Becker, a Brigada Militar está empenhada em ação conjunta com a Polícia Civil para coibir a onda de violência no município. “É um momento de disputa pelas organizações, fazendo até com que vire uma briga de vizinhos. Não existe um horário especifico para estas ações, mas queremos dar tranquilidade e pedir o apoio da população, não estamos sozinhos e iremos dar a devida resposta a marginalidade”, reforçou.
Para o major Giovani, os acontecimentos são dinâmicos e o crime se movimenta de forma isolada. “É importante salientar o pós-ocorrência, existe um trabalho intenso para coibir os delitos. Pedimos que a comunidade continue nos auxiliando, realizem denúncias e ajudem as autoridades para que façam a sua parte, todo nosso efetivo está à disposição da sociedade”, salientou.
Segundo o delegado Éderson Bilhan, ainda na manhã da terça-feira, a Polícia Civil havia realizado um mandado de busca e apreensão na Rua Tercílio de Mello, no bairro São José, local onde minutos depois, ocorreu o homicídio de Ediomar Piroli dos Santos, 33 anos, que não resistiu aos ferimentos e morreu ao dar entrada no Hospital Beneficente São Carlos. “Nós estávamos nas proximidades, momentos após o a nossa saída, o crime ocorreu. Queremos salientar que acima de tudo o estado está presente. Nada ficou fora do controle, temos um monitoramento de onde iniciam essas ordens e não estamos de olhos fechados e os mandantes destas ações já estão presos. Vale salientar que o que acontece no núcleo da Sfan é uma disputa de território pelo tráfico de drogas. Por isso, é de extrema importância que a comunidade esteja ao nosso lado, vocês não estão sozinhos”, destacou.
Já na manhã desta quarta-feira, 23, uma operação conjunta da Brigada Militar e Polícia Civil prendeu pelo menos oito suspeitos. De acordo com o delegado Éderson Bilhan, foram cumpridos 10 mandados de prisão e busca, além de apreensão no bairro São José e em outras localidades de Farroupilha. De acordo com o comandante do 36º BPM, tenente-coronel Luiz Fernando Becker, além das prisões efetuadas, outras podem ser feitas ainda nesta quarta. Até o momento foram apreendidas armas, drogas, munições e dinheiro. Bilhan ressaltou que as prisões estão ligadas às ocorrências de homicídios e de tráfico de drogas registrados nos últimos dias. “Foi apenas uma das respostas”, definiu.
Assista a entrevista completa neste link.