Imunização ocorreu no Posto de Saúde Central
A menina Manuelly Stopiglia, seis anos, foi a primeira criança a receber a vacina contra a covid-19, em Farroupilha. A imunização ocorreu nesta quarta, 19, às 7h52 no Posto de Saúde Central.
A criança que estava acompanhada da mãe foi recepcionada pela equipe dos profissionais da Saúde e do prefeito em exercício Jonas Tomazini, que após a imunização entregou para a criança o ‘Certificado de Coragem’ com a assinatura do seu nome como forma de reconhecimento pela superação do medo da agulha e ato de bravura no enfrentamento à covid-19.
Nesta nova etapa serão imunizadas as crianças indígenas, quilombolas, com comorbidades ou deficiências permanentes de cinco a 11 anos.
O imunizante será o da Pfizer pediátrica, único autorizado até agora para essa faixa etária. A vacina para crianças será aplicada em duas doses com intervalo de oito semanas. A tampa do frasco da vacina é de cor laranja para facilitar a identificação pelas equipes de vacinação e também pelos pais ou responsáveis que obrigatoriamente precisam estar junto no ato da vacinação.
A aplicação das doses será realizada nas Unidades Básicas de Saúde Central, do bairro América, Primeiro de Maio, São José e Cinquentenário.
Por determinação da 5ª Coordenadoria Regional de Saúde, a imunização precisa ser agendada e realizada em turno contrário às consultas de síndromes gripais. Sendo assim, em Farroupilha a imunização das crianças ocorrerá somente no turno da manhã, de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 11h.
Conforme o Informe Técnico 01/2022 divulgado pelo Governo do Estado através da Secretaria Estadual de Saúde, são consideradas comorbidades: obesidade grave; pneumopatias crônicas graves; outros imunodeprimidos; hemoglobinopatia grave; doença cardiovascular; doença neurológica crônica; diabete mellitus; doença renal crônica; síndrome de down; e cirrose hepática.
Os indígenas serão imunizados na comunidade onde residem pelas equipes da Secretaria Especial de Saúde Indígena (SESAI), responsável por coordenar e executar a Política Nacional de Atenção à Saúde dos Povos Indígenas. Farroupilha não possui grupos de quilombolas.
Documentos necessários
Para a vacinação de crianças com comorbidades ou deficiência permanente podem ser apresentados no ato, documentos como: receita médica de medicamentos, laudo de profissional de saúde, resultado de exame, dados do prontuário ou E-SUS, ou avaliação do profissional da sala de vacina.
Intervalo entre vacinas
O intervalo entre a vacinação deste público-alvo para a Covid-19 e os imunizantes previstos na carteirinha de vacinação infantil deve ser de, no mínimo, 15 dias.
Contatos das UBSs para agendamento:
Central: 3268-1284
América/Industrial: 3261-5355/3268-1664
Cinquentenário: 3261-4300
São José: 3261-1627/3268-1207
Primeiro de Maio: 3261-4668/3268-1435