Liminar da justiça adiou em uma semana início das aulas na rede estadual devido ao forte calor no estado
O governo do Rio Grande do Sul confirmou que não haverá aulas na rede estadual nesta segunda-feira, 10. A decisão cumpre uma liminar da justiça, proferida neste domingo, 9, que adiou em uma semana o início das aulas nas escolas do estado. Em nota, o Palácio Piratini afirmou que irá recorrer da decisão e que dará novas informações no decorrer desta segunda.
A decisão da desembargadora do Tribunal de Justiça (TJ), Lucia de Fátima Cerveira, atendeu a pedido do Centro dos Professores do Estado do Rio Grande do Sul (Cpers). O sindicato dos professores argumentou que o calor intenso prejudicaria o retorno do ano letivo, previsto para o dia 10, e que nem todas as escolas estaduais estão preparadas para suportar temperaturas acima de 40°C.
De acordo com a liminar, as aulas começarão no dia 17 de fevereiro. O governo tentará garantir a retomada do ano letivo nesta terça-feira, 11, e dará as orientações às instituições de ensino e à comunidade escolar nesta segunda.
A rede estadual de ensino conta com cerca de 700 mil alunos, espalhados em 2.320 escolas.
Leia a nota:
“Nota sobre o adiamento do início do ano letivo na Rede Estadual de ensino: O governo do Estado informa que, em cumprimento a decisão do Tribunal de Justiça do Estado do Rio Grande do Sul, não haverá aula nas 2.320 escolas da Rede Estadual nesta segunda-feira (10/2). Considerando que a decisão pode ser revertida em análise do recurso que será interposto ainda neste domingo (9), o governo disponibilizará informações atualizadas acerca da data de início do ano letivo durante a segunda-feira (10/2).”