Tibiriçá dos Santos permanece na UTI do Hospital Regional de Biguaçu
O farroupilhense Tibiriçá dos Santos, 71 anos, conhecido como Tibica, foi vítima de afogamento na praia de Palmas, na cidade de Governador Celso Ramos, em Santa Catarina. O fato aconteceu há duas semanas, onde Tibica veraneava com familiares. Pela gravidade do afogamento ele necessitou ser hospitalizado e permanece internado na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) do Hospital Regional de Biguaçú, na grande Florianópolis.
Segundo o boletim médico divulgado na quarta-feira, 15, Tibica teria aberto os olhos e reagido ao aperto das mãos, o que significa que apresentou uma evolução. Sem febre, e com a pressão arterial mais estabilizada, ele animou a equipe médica ao ponto de programarem uma traqueostomia para que permanecesse acordado para fazer as fisioterapias e recuperar mais rápido o tônus muscular necessário para a respiração.
No entanto, na madrugada da quinta-feira, 16, Tibica sofreu uma embolia pulmonar causada pela obstrução das artérias dos pulmões por coágulos, agravando o quadro de saúde. A gravidade do quadro está diretamente correlacionada com o tamanho do coágulo, podendo interromper completamente a circulação pulmonar. Essa condição é considerada gravíssima.
Rodrigo dos Santos, filho de Tibica, que acompanha o pai desde o início do caso, comentou que a situação é muito delicada e que a equipe médica vem conversando com a família sobre a gravidade do quadro. Rodrigo dos Santos terá novas informações no final da tarde desta sexta-feira, 17, quando será atualizado o boletim médico. A família de Tibiriçá está em Santa Catarina.