Apenas em outubro cinco casos foram registrados
O delegado Éderson Bilhan alerta para o índice de suicídios ocorridos em Farroupilha. Até o momento, a Polícia Civil registrou 13 casos em 2022 no município. Apenas em outubro, cinco pessoas tiraram a própria vida. Não estão contabilizados outros dois fatos. Um deles, na segunda-feira, 24, em Linha Ely, um homem morreu após atear fogo em um galpão. A investigação trabalha com a hipótese de suicídio, mas os trabalhos ainda não foram concluídos. Na sexta-feira, 21, um jovem morador de Farroupilha foi encontrado morto em Garibaldi, porém, o fato é investigado pela polícia deste município.
Bilhan alerta que os números são preocupantes para um município do porte de Farroupilha. Conforme estimativa de 2021 divulgada pelo IBGE, Farroupilha tem 73.758 habitantes. Considerando a métrica que calcula o suicídio a cada 100 mil habitantes, Farroupilha está acima da média do Rio Grande do Sul, que por sua vez é o estado com mais casos de suicídio do país.
O município tem, até o momento, 17,63 casos para cada 100 mil habitantes. O Rio Grande do Sul, neste índice, tem 12,4 casos. Venâncio Aires é o com a maior taxa de suicídios, tanto no Estado, como no Brasil, com 23,50 casos para cada 100 mil habitantes.
O delegado também explica que a Polícia Civil encerra o caso quando é confirmado suicídio, uma vez é crime apenas se alguém induziu a vítima a tirar a própria vida. “Todos os casos de suicídio são investigados sim, mas sobre esta perspectiva: alguém instigou? Alguém auxiliou? Alguém induziu? Não ficando constatado isto, trata-se de um problema de saúde pública, de ordem social”, afirma. Confira a entrevista no áudio abaixo.