Fato gerou repercussão nacional
O ex-presidente Jair Bolsonaro comentou, em entrevista ao Jornal Metrópoles, sobre a fala do prefeito Fabiano Feltrin, que repercutiu no Brasil inteiro. Durante uma transmissão nas redes sociais, em uma visita de Bolsonaro ao complexo turístico Stone Hall, no interior de Farroupilha, o prefeito e o deputado estadual Gustavo Victorino fizeram uma brincadeira sobre onde estava a estátua do ministro do STF Alexandre de Moraes no complexo. Em tom de ironia, Feltrin vai até uma réplica de uma “berlinda” e afirma que aquilo é a homenagem para Moraes. O ex-prefeito se refere ao instrumento como uma guilhotina. “A homenagem eu vou mostrar, Victorino, é só botar ele aqui na guilhotina, ó. Tá aqui a homenagem para ele”, declarou.
Conforme a publicação do Metrópoles, Bolsonaro alegou que Feltrin não mostrou uma guilhotina. “Ele (Feltrin) usou um negócio para prender os caras, colocar os prisioneiros. Espero que não façam maldade com ele (Feltrin)”, afirmou, se referindo a uma eventual abertura de investigação contra o prefeito em virtude de sua fala.
O prefeito emitiu uma nota na manhã desta sexta-feira, 26, pedindo desculpas, alegando ter feito uma brincadeira. Confira a nota na íntegra:
Nesta quinta-feira, num evento político, quando perguntado fiz uma brincadeira envolvendo o nome do ministro Alexandre de Moraes. Embora eu seja de fato um crítico de sua atuação como magistrado, é inadequada qualquer alusão a atos de violência. Alusão semelhante já foi usada em outro momento pelo próprio ministro, mas isso não exime o equívoco ao qual reitero meu pedido de desculpas. A fala, portanto, não refletiu nenhuma vontade pessoal ou qualquer espécie de incitação. Minha trajetória mostra que sempre respeitei as pessoas e as instituições – e assim quero prosseguir.