Indivíduo irá responder processo pelo mesmo crime cometido em Caxias
O delegado de Farroupilha, Éderson Bilhan, comentou nesta quinta-feira, 12, sobre o caso de estelionato chamado de golpe do namoro envolvendo um homem de 27 anos que se passava por ex-oficial da Marinha do Brasil e também por nutricionista para enganar pessoas na Serra Gaúcha.
Em Farroupilha o crime aconteceu entre 2019 e o final de 2020, quando o suspeito que na época tinha 24 anos e seria natural de Caxias do Sul iniciou um relacionamento com uma mulher de 29 anos moradora de Farroupilha. Eles teriam se conhecido através de uma rede social e desde o início do relacionamento o suspeito contava para a vítima que sofria de uma doença e precisaria passar por uma cirurgia de grande porte na região da cabeça.
Segundo o depoimento concedido pela mulher, o suspeito frequentemente forjava sangramentos no nariz para que a vítima acreditasse na doença. Desta forma ela emprestava dinheiro ao namorado para pagar as despesas do procedimento. Ele também apresentava documentos falsos como laudos médicos que confirmavam o problema e outras declarações adulteradas da Marinha contando sobre a doença e que após ele realizar a cirurgia a instituição iria ressarci-lo e posteriormente ele devolveria o valor à mulher. Em uma das oportunidades ele também se passava por médico utilizando outro número de celular para confirmar as mentiras à vítima.
Com o passar do tempo a mulher mostrou um destes documentos a um parente que seria advogado que rapidamente duvidou das informações pela forma que estavam escritas e a vítima procurou a delegacia. Durante o período de cerca de um ano em que o casal manteve um relacionamento, a mulher acabou repassando ao homem cerca de R$ 70 mil.
Ainda de acordo com o delegado, o indivíduo durante seu depoimento, no qual estava acompanhado de seu advogado, negou todas as acusações. Bilhan explicou que através das investigações foi confirmado que o suspeito cometeu o crime e o indiciamento ocorreu em março deste ano. “Ele foi indiciado pelo crime de estelionato”, ressaltou.
Caxias do Sul
Durante esta semana o suspeito de 27 anos sofreu outro indiciamento por cometer um crime parecido com este de Farroupilha. Na cidade vizinha, ele também se passava por ex-oficial da Marinha e nutricionista que atuava em hospitais do município e também em Porto Alegre.
Conforme a investigação, foi comprovado que ele nunca ocupou os cargos e também nunca trabalhou nas instituições de saúde. Neste outro crime ele teria se envolvido com uma vítima que teria o conhecido em uma academia. O relacionamento teria durado cerca de 60 dias e a vítima relatou que perdeu R$ 60 mil.
Ambos os casos foram encaminhados ao Ministério Público e o suspeito responderá os processos em liberdade.