É o primeiro espaço próprio que o governo italiano adquire na capital gaúcha
O consulado Geral da Itália em Porto Alegre assinou na última terça-feira, 11, o contrato de compra da nova sede na capital gaúcha. É a primeira vez na história de mais de 100 anos do consulado que o governo italiano adquire um imóvel próprio na capital.
Conforme o cônsul-geral Valério Caruso, o espaço dará maior agilidade e conforto no atendimento ao público. A estrutura moderna e funcional, dividida em três andares, com cerca de 1.500 metros quadrados, contempla a adequação às crescentes necessidades da comunidade italiana no estado, além de proporcionar mais segurança e qualidade no andamento dos processos. A mudança para o prédio Duo Concept, localizado na Avenida Loureiro da Silva, 1960, também garante mais comodidade e acessibilidade, pois proporciona aos funcionários e cidadãos que precisam dos serviços consulares, a proximidade de um cartório, localizado no andar inferior à futura sede, e estacionamento rotativo com mais de 500 vagas.
Caruso avaliou o momento como um passo significativo que será dado na oferta de serviços de alta qualidade em um espaço que reflete a importância da comunidade italiana no RS. “É, talvez, a minha maior satisfação profissional até hoje encaminhar essa nova sede. É um legado que pretendo deixar à comunidade italo-gaúcha, que me acolheu como um filho e que sempre me tratou com muito carinho”, revelou.
O embaixador da Itália no Brasil, Alessandro Cortese, se manifestou sobre o momento. “A aquisição da nova sede é um marco importante que presenteia a nossa comunidade no estado com uma estrutura à altura dos mais de cem anos de história. Trata-se de uma iniciativa que, além de melhorar os serviços consulares, constitui um forte sinal para o reforço das relações entre a Itália e o Brasil e, em particular, com o Rio Grande do Sul, precisamente quando celebramos os 150 anos da imigração italiana”, destacou. Os trabalhos de reforma estão previstos para iniciar em junho. A mudança dos escritórios em definitivo está programada para ocorrer até o fim de 2025.