Obra foi autorizada pelo departamento de recursos hídricos do Rio Grande do Sul
O diretor da Secretaria de Urbanismo e Meio Ambiente, Nestor Zanonato Filho comenta sobre o processo de limpeza e desassoreamento do balneário Santa Rita, realizado por uma empresa terceirizada desde o início do ano.
Conforme Zanonato, o recolhimento da vegetação aquática continua a ser realizado nesta semana, junto com a retirada de lodo via dragagem. Após essas duas etapas, ocorrerá então o cercamento do local com tapumes para promover mais segurança a empresa e moradores da região.
Depois com autorização da Câmara de Vereadores, será possível discutir outra forma de utilizar o espaço. Zanonato explica que a obra foi autorizada pelo departamento de recursos hídricos do Rio Grande do Sul e que neste momento não será realizada uma análise ambiental para aferir a qualidade da água no balneário.
Questionado pelo vereador Roque Severgnini quanto a qualidade do material orgânico, que será disponibilizado como adubo para os agricultores, Nestor afirma que a pasta não possui um laudo que aponte a procedência da vegetação, mas ressalta que esse estudo será finalizado pela Universidade de Caxias do Sul (UCS) e nega que ocorra despejo de material pesado no balneário Santa Rita.