Vereador havia demonstrado preocupação com material, que está disponível gratuitamente para agricultores
O diretor-geral da Secretaria de Urbanismo e Meio Ambiente, Nestor Zanonato Filho, garante que o material orgânico retirado do Balneário Santa Rita não tem contaminação. Em entrevista para a Spaço FM, o vereador Roque Severgnini havia demonstrado preocupação com possível contaminação, comentando que a água do balneário apresenta poluição orgânica e resíduos de indústria. Zanonato também nega que ocorra despejo de material pesado no balneário. “Tem que ter cuidado na hora de falar”, afirma.
O diretor comenta que a secretaria possui outorga do departamento de recursos hídricos para o desassoreamento e que fez toda a análise necessária pra o trabalho. “Tivemos um tempo que foi bem grande entre licitação, ganhador, até o começo das obras, porque a gente buscou todas as formas ambientais corretas. A licitação foi ganha ali por julho ou agosto, a gente começou agora, para ter toda a questão ambiental correta”, destaca.
Sobre as marrequinhas e aguapés retirados do balneário, agricultores ainda podem pegar o material. Caso não houver interesse, então serão utilizados para compostagem ou adubo orgânico no próprio balneário. Zanonato volta a frisar que não há contaminação na vegetação. “Se o agricultor se sentir lesado, ele pode fazer uma análise também, disponibilizamos lá”, acrescenta.