Tenente-coronel Márcio Borba Fernandes também destacou as metas de trabalho para o segundo semestre de 2025
O comandante do 12º Batalhão de Polícia Militar (BPM), tenente-coronel Márcio Borba Fernandes, apresentou, em entrevista à Rádio Spaço FM na manhã desta quinta-feira, 22, os números referentes aos primeiros meses de sua gestão à frente da corporação. Natural de Porto Alegre e com 27 anos de experiência na Brigada Militar, ele assumiu o comando do batalhão em janeiro de 2023 com a missão de reduzir os índices criminais em Caxias do Sul e dar continuidade ao trabalho do coronel Ricardo Moreira de Vargas, atual comandante do Crpo/Serra.
Entre os principais resultados alcançados, Fernandes destacou a expressiva queda de 66% nos crimes letais na cidade, comparado ao mesmo período de 2024. De acordo com ele, essa redução foi possível graças a ações preventivas e ao aumento do policiamento ostensivo em áreas estratégicas. O comandante também reforçou a importância do patrulhamento comunitário e anunciou que a corporação receberá 11 novas viaturas, fruto de uma parceria com o governo do estado e um convênio com a Festa Nacional da Uva.
Em números, de 1º de janeiro a 21 de maio, a Polícia Militar do 12º BPM apreendeu 129 armas de fogo e 254 quilos de entorpecentes, além de realizar 999 prisões. Para o segundo semestre de 2025, o tenente-coronel traçou metas focadas na ampliação do policiamento preventivo, no fortalecimento de parcerias com outras instituições de segurança pública e no combate ao crime organizado.