Alex Telles marcou o segundo gol da vitória histórica do time carioca
O Botafogo superou seus fantasmas do passado e, enfim, conquistou a almejada Copa Libertadores. Em partida histórica, a equipe carioca venceu o Atlético Mineiro por 3 a 1, em final disputada no Estádio Monumental de Núñez, em Buenos Aires, Argentina, na tarde deste sábado, 30.
Conquista histórica porque o Botafogo ficou com um jogador a menos logo aos 30 segundos de jogo, com expulsão de Gregore, que acertou a cabeça de Fausto Vera com um pisão. Em vantagem, o galo mineiro não soube aproveitar, com as poucas oportunidades nos pés de Hulk, com chutes de fora da área que não ameaçaram o goleiro John. O time carioca se organizou e, quando surgiu a oportunidade, abriu o placar com Luiz Henrique, em um bate-rebate dentro da área aos 35 minutos.
Menos de 10 minutos se passaram e foi a vez de Caxias do Sul deixar sua marca na final continental. Luiz Henrique acabou derrubado por Everson e pênalti para o Botafogo. O caxiense Alex Telles, revelado pelo Juventude e com passagens por Grêmio, Porto, Manchester United e Seleção Brasileira, cobrou forte no canto e ampliou, 2 a 0.
No segundo tempo, foi a vez do Atlético acordar, Vargas, ex-Grêmio, cabeceou para o gol após cobrança de escanteio de Hulk, 2 a 1. A partir daí, foi um domínio total da equipe mineira, mas que não surtiu qualquer efeito. Vargas teve outras oportunidades desperdiçadas e o tempo foi passando. Nos minutos finais, em contra-ataque, Júnior Santos marcou para o Botafogo selar de vez a conquista, encerrando um capítulo de 30 anos sem títulos de relevância, 3 a 1.
O Botafogo, comandando pelo português Artur Jorge e de propriedade do bilionário americano John Textor, se junta a outros 11 times brasileiros a conquistar a Libertadores, entre eles Grêmio e Inter. O time carioca pode agora garantir o também sonhado Campeonato Brasileiro, que não veio no ano passado. Na quarta-feira, 4, o fogão enfrenta o Inter, em Porto Alegre, e uma combinação de resultados pode garantir a taça. O Botafogo também jogará a Copa Intercontinental em dezembro, enfrentando o Pachuca nas quartas de final, e o Super Mundial de Clubes em 2025, nos Estados Unidos.