Especialista foi a convidada do Spaço Livre deste sábado
A coordenadora do curso de Nutrição da Universidade de Caxias do Sul (UCS), professora Carin Weirich Gallon participou do programa Spaço Livre do último sábado, 5, onde comentou sobre diversos assuntos relacionados à saúde e alimentação.
Durante o programa, a especialista esclareceu a respeito do caso de uma enfermeira, identificada como Mara Abreu, que morreu após ingerir um “chá emagrecedor” na quinta-feira, 3, em São Paulo.
Mara passou por complicações de um transplante de fígado no Hospital das Clínicas após ter uma hepatite fulminante. De acordo com a família, os médicos suspeitam que a hepatite foi causada pelo consumo de um chá em cápsulas que mistura 50 ervas diferentes. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) divulgou um alerta para o consumo deste tipo de produto, que está proibido no país desde 2020.
A nutricionista não recomenda a mistura de ervas para chás e afirmou que as substâncias ajudam na eliminação de líquidos bem como o melhor funcionamento do intestino, mas não emagrecem. “Nós conhecemos o efeito dos chás de forma isolada, eu não recomendo a mistura das ervas, sempre devemos analisar todo o contexto”, afirmou.
Ouça a entrevista no áudio abaixo