Pinhas não podem ser coletadas ou apanhadas até 15 de abril, conforme norma do Ibama
Três homens foram flagrados carregando uma carga ilegal de pinhas verdes em São Francisco de Paula na tarde do último sábado, 26. Policiais do 3° Batalhão Ambiental da Brigada Militar de Canela receberam a denúncia que um veículo transportava a carga próximo da Região das Barragens do sistema Salto.
Após buscas, a guarnição encontrou uma caminhonete Fiat Toro com um reboque carregado de pinhão. Enquanto se aproximavam do veículo, os policiais flagraram três pessoas saindo do mato carregando sacos cheios de pinhas. No total, os três indivíduos coletaram uma tonelada de pinhão verde. Após serem indagados, os homens disseram que venderiam o que coletaram no Vale do Sinos, onde moram.
Diante dos fatos, os policias deram voz de prisão aos três homens e apreenderam todo o produto vegetal que transportavam. Conforme explica o 3° Batalhão Ambiental da BM, colher ou apanhar pinhão está proibido por normativa do Ibama até 15 de abril. Os três homens assinaram um termo circunstanciado e responderão por crime ambiental. Os pinhões apreendidos serão doados para ONGs de proteção a aves e primatas.