Foram registrados 86 acidentes durante os seis dias de operação no estado
A Polícia Rodoviária Federal (PRF) encerrou às 23h59 desta quarta-feira, 5, a operação Carnaval 2025, iniciada no dia 28 de fevereiro. Durante os seis dias de operação, a PRF registrou sete mortes em sinistros nas rodovias federais do Rio Grande Sul. Destas, cinco ocorreram em colisões frontais. Em comparação a 2024, a PRF registrou três mortes a mais. Os acidentes com mortes estão associados a fatores humanos, como ultrapassagens em local proibido, excesso de velocidade e falta de atenção dos motoristas.
Foram registrados 86 acidentes durante os seis dias de operação no estado, resultando em 88 pessoas feridas. No carnaval do ano passado, foram 95 acidentes, com 137 pessoas feridas e quatro mortes. Durante a operação Carnaval 2025, dentre outras infrações de trânsito, foram flagrados: 1.901 condutores em excesso de velocidade, 651 pessoas sem utilizar o cinto de segurança, 71 motoristas transportando crianças sem cadeirinha, 307 condutores ultrapassando em local proibido e 252 que se recusaram ao fazer o teste do bafômetro ou estavam dirigindo alcoolizados. Nesse período, também foram flagrados 413 motoristas transitando pelo acostamento na Freeway (BR-290).
No carnaval, a PRF prendeu 44 pessoas. Também houve a apreensão de 468 quilos de maconha e de três mil garrafas de vinhos importados ilegalmente da Argentina.