Eventos encerraram neste domingo
A 33ª ExpoBento e a 20ª Fenavinho encerraram no domingo, 22, a maior edição de suas histórias em Bento Gonçalves. Durante os 11 dias de programação, mais de 281.229 pessoas passaram pelo Parque de Eventos, número recorde desde a criação das feiras. Além do público, o evento também registrou marca histórica em expositores, com 515 marcas participantes, e a geração de negócios superior a R$ 60 milhões — um aumento de 10% em relação ao previsto inicialmente.
“Esses resultados são fruto de muito planejamento, parcerias e dedicação de todos os envolvidos para entregar uma feira e festa de excelência”, avaliou o diretor-geral da 33ª ExpoBento, César Anderle. A edição também foi marcada por ações que valorizaram os 150 anos da Imigração Italiana no Rio Grande do Sul. “Vamos construindo a continuidade da nossa festa, que valoriza nossa história e cultura, mantendo vivo o legado deixado pelos imigrantes italianos”, destacou o coordenador da 20ª Fenavinho, Alexandre Miolo.
Para o presidente do Centro da Indústria, Comércio e Serviços de Bento Gonçalves (CIC-BG), Carlos Lazzari, entidade promotora dos eventos, a ExpoBento e a Fenavinho consolidam o papel de impulsionadoras do desenvolvimento regional. O prefeito de Bento Gonçalves, Diogo Siqueira, também enalteceu o sucesso. “A ExpoBento impulsiona nossa economia e empreendedorismo, enquanto a Fenavinho celebra nossa cultura e setor vitivinícola. São eventos que unem comunidade e visitantes”, frisou.
Inovações e melhorias marcaram a edição
A ExpoBento e a Fenavinho deste ano também apresentaram novidades, como a reestruturação dos acessos ao Parque de Eventos e a oferta de serviço de transfer interno, facilitando o deslocamento dos visitantes. Áreas revitalizadas, ampliação do ambulatório e reforço na segurança garantiram conforto e bem-estar a expositores e público.
Vinho brasileiro em destaque
A Fenavinho reforçou a promoção do vinho brasileiro. Mais de 42 mil garrafas de vinhos e espumantes foram comercializadas durante o evento. Os eventos contaram com patrocínio de empresas e instituições públicas e privadas, além do apoio via Lei de Incentivo à Cultura, Ministério da Cultura e Governo Federal.