Garibaldi VG Palava, varietal elaborado com uva de origem na República Tcheca,
é o primeiro do país
No programa Fim de Expediente da última quarta-feira, 2, o gerente de marketing da Cooperativa Vinícola Garibaldi, Maiquel Vignatti, divulgou o lançamento do Garibaldi VG Palava, primeiro vinho desta variedade elaborado no Brasil, após um intenso trabalho de pesquisa e desenvolvimento em seu vinhedo experimental. O vinho que chega para renovar o apetite do consumidor atento a novidades, é um varietal branco cujo destaque está em seu intenso potencial aromático.
A uva Palava é uma das mais de 60 variedades que a Cooperativa Vinícola Garibaldi. A Palava é uma das que mostram, assim como foi com a Viognier – cujo espumante lançado em 2023 já colheu medalhas em países como França e Hungria –, como esse trabalho de pesquisa da cooperativa rende frutos. Literalmente. Embora seja europeia, a Palava faz parte de um grupo de uvas viníferas mais incomuns, mas de grande identificação com seu país de origem, a República Tcheca.
A variedade prefere climas frios e solos com pouca ou média matéria orgânica, e se adapta tanto a relevos planos como montanhosos. Uma de suas características é a boa resistência a doenças fúngicas, e seu tratamento se assemelha à de outras variedades para vinho. O plantio desta uva começou em 2019. Hoje, três cooperados produzem Palava, totalizando dois hectares nos municípios de Santa Tereza e Garibaldi.