Evento agraciou personalidades com comendas e certificados
O 36° Batalhão de Polícia Militar (36° BPM) celebrou 17 anos de atuação na Serra, nesta quinta-feira, 17, em um evento realizado nas dependências do auditório do Santuário de Nossa Senhora de Caravaggio, em Farroupilha. O Batalhão, criado em 27 de julho de 2006, foi estabelecido como sede a cidade de Farroupilha e atende ainda os municípios de Flores da Cunha, Antônio Prado, São Marcos, Nova Pádua e Nova Roma do Sul. Atualmente é comandado pelo major Giovani Gomes. Na oportunidade, ocorreu a entrega da Comenda e Certificado para personalidades, em reconhecimento de seus relevantes serviços prestados à comunidade, no sentido de promover o desenvolvimento e de reforçar positivamente a imagem do 36º BPM.




































Sobre o 36° BPM
O policiamento em Farroupilha iniciou na década de 70, quando a unidade pertencia ao 10° BPM de Vacaria. O prédio era situado na Rua Júlio de Castilhos, na área central da cidade. Em 9 de Setembro de 1974, com a criação do 12º BPM em Caxias do Sul, o local passou a ser denominado como 3º Pelotão, da 3º Cia/PM de Bento Gonçalves. Nesta época, as atividades administrativas eram no prédio situado na Rua Independência. Em 16 de Junho de 1998, Farroupilha passou a contar com o Efetivo de uma Companhia, pertencendo ainda à Bento Gonçalves.
Em 27 de Julho de 1998 o OPM passou a ligar diretamente com o Comando Regional de Polícia Ostensiva da Serra (Crpo Serra). Em 01 de abril de 2004 com a nova organização da Brigada Militar, a 3ª Cia PM em Farroupilha passou a ter responsabilidade territorial sobre os municípios de Carlos Barbosa, Garibaldi, Boa Vista do Sul e Coronel Pilar. Na data de 27 de Julho de 2006, passou a ser denominado 36º Batalhão de Polícia Militar, com responsabilidade territorial sobre os municípios de Flores da Cunha, Antônio Prado, São Marcos, Nova Pádua, Nova Roma do Sul e Ipê.
A decisão era uma resposta ao crescimento populacional e à demanda da comunidade por policiais mais próximos. Além das ações de segurança, desenvolvidas por meio monitoramento por câmeras, do Policiamento Comunitário, da Patrulha Escolar, da Força Tática, da Agência Local de Inteligência e das companhias de policiamento ostensivo, o 36º BPM se destaca pelo trabalho social e educativo do Proerd e pelas atuações preventivas da Patrulha Maria da Penha. São atividades que ajudaram a reduzir vários índices de criminalidade na área de abrangência da unidade neste ano.