Documento será publicado no site da Secretaria da Saúde nesta terça-feira
A vacinação para crianças entre cinco e 11 anos contra a covid-19 começa simultaneamente em todos os municípios do Rio Grande do Sul a partir do dia 19 de janeiro. Conforme a Comissão de Intergestores Bipartite (CIB), o cronograma de imunização será por idade decrescente, com prioridade para quem possui comorbidades ou deficiência permanente, além de crianças quilombolas e indígenas.
Em fevereiro deverá iniciar a vacinação de meninos e meninas de 10 e de nove anos. Em março será a vez daqueles com oito anos. Para as outras idades a Secretaria da Saúde aguarda a previsão de remessas de vacinas pelo Ministério da Saúde. O primeiro lote, com 1,248 milhão de doses, está previsto para chegar ao estado na próxima quinta-feira, 13. Outros dois lotes com a mesma quantidade devem ser entregues nos dias 20 e 27.
Nesta quarta, 12, e quinta-feira, 13, haverá a capacitação pela Secretaria da Saúde e Conselho das Secretarias Municipais de Saúde do RS (Consems) para vacinadores, indicados pelos municípios, que receberão orientações sobre a aplicação do imunizante.
De acordo com a Secretária da Saúde do Rio Grande do Sul, Arita Bergmann, o momento de vacinar as criança será diferente do que para os adultos. “A imunização será feita de forma organizada com as equipes preparadas e de maneira acolhedora”, declarou.
O Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19 (PNO) também foi apresentado ao Centro de Operações de Emergência em Saúde (Coes). O documento será publicado no site da Secretaria da Saúde nesta terça-feira, 11.