Votação ocorreu na noite desta terça-feira
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiu pela cassação do mandato de Alex Carniel e Sérgio Chesini, prefeito e vice de Garibaldi, eleitos em 2020. A votação ocorreu na noite desta terça-feira, 26, onde os eleitos foram julgados por crime eleitoral durante a campanha política na época.
A defesa de Carniel alegou que não houve comprovação da acusação dos políticos e que a decisão do TSE foi demasiada.
Diante da decisão do TSE, Alex Carniel perde definitivamente o mandato e seus direitos políticos por oito anos. Chesini não teve seus direitos políticos cassados.
Chesini venceu as eleições suplementares de Garibaldi realizadas no último dia 3 de abril, tornando-se prefeito da cidade, tendo como vice Valério Mayer. A posse de Chesini está marcada para esta sexta-feira, 29, na Câmara de Vereadores, às 9h, e após ocorre a transmissão de cargo na prefeitura, que será repassada por José Botolini (Zé da Patrola), prefeito em exercício.
Alex Carniel, em sua página nas redes sociais, publicou um comunicado salientando que a decisão do TSE teve uma visão equivocada dos fatos.
Confira abaixo o comunicado na íntegra:
COMUNICADO
A decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) desta terça-feira (26) demonstra uma visão equivocada dos fatos por parte de uma Justiça cada vez mais distante da realidade e dos anseios da comunidade. Foi negado o provimento aos recursos eleitorais especiais que buscavam reverter a cassação de meu mandato, conquistado de forma democrática e com o apoio de 10.681 mil eleitores de Garibaldi.
Respeito as instituições e seguirei de cabeça erguida a minha caminhada. Tenho convicção dos propósitos honrados que sempre me nortearam e reforço meu amor pela comunidade garibaldense.
Continuarei sempre próximo e auxiliando no que for possível, ao lado do Sérgio Chesini e do Valério Mayer, em sinal de respeito à população — que, duas vezes, através do voto, escolheu o nosso projeto, confiando na nossa integridade e na nossa visão de gestão.
Agradeço muito o apoio e o carinho das pessoas nos momentos mais desafiadores. A vida segue, porque Garibaldi não pode parar.