Benefício foi liberado nesta segunda-feira
Os trabalhadores já podem retirar o dinheiro do saque-aniversário do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (Fgts), conforme calendário liberado nesta segunda-feira, 3. O prazo segue até o dia 31 de março. Caso o valor não seja retirado dentro do período, volta para a conta do Fgts em nome do contribuinte. A modalidade saque-aniversário foi criada em 2019 e entrou em vigor em 2020. Ela permite a retirada total ou parcial do saldo disponível.
Para sacar o dinheiro, o contribuinte pode programar a transferência em qualquer conta com seu nome, independentemente do banco. Há também a possibilidade de receber através de casas lotéricas e em terminais de autoatendimento para quem possui a senha do Cartão Cidadão.
Outra forma de retirar o benefício é por meio internet, tanto no aplicativo oficial do Fgts, como pelo site da Caixa Econômica Federal (CEF). Neste caso é preciso optar pela modalidade até o último dia do mês de aniversário para receber o valor dentro do ano vigente.
Vale ressaltar que o trabalhador não recebe parte do que tem direito em caso de demissão sem justa causa. A multa de 40% segue mantida. Compra de imóveis, aposentadoria e doenças graves também não são afetadas pelo saque-aniversário.
Confira o calendário do saque-aniversário abaixo:
Nascidos em Janeiro: De 3 de janeiro a 31 de março;
Nascidos em Fevereiro: De 1º de fevereiro a 29 de abril;
Nascidos em Março: De 1º de março a 31 de maio;
Nascidos em Abril: De 1º de abril a 30 de junho;
Nascidos em Maio: De 2 de maio a 29 de julho;
Nascidos em Junho: De 1º de junho a 31 de agosto;
Nascidos em Julho: De 1º de julho a 30 de setembro;
Nascidos em Agosto: De 1º de agosto a 28 de outubro;
Nascidos em Setembro: De 1º de setembro a 30 de novembro;
Nascidos em Outubro: De 3 de outubro a 30 de dezembro;
Nascidos em Novembro: De 1º de novembro de 2022 a 31 de janeiro de 2023;
Nascidos em Dezembro: de 1º de dezembro de 2022 a 28 de fevereiro de 2023.