Coronel Emerson Ubirajara de Souza comentou sobre os números em entrevista à Spaço FM
O comandante do 12º Batalhão da Polícia Militar (BPM) de Caxias do Sul, coronel Emerson Ubirajara de Souza, durante entrevista à Spaço FM nesta segunda-feira, 23, comentou sobre as ações da Brigada Militar no combate ao crime no município e destacou a queda nos índices de criminalidade, que vão desde homicídios a roubos e furtos de veículos, passando por roubos a pedestres e também ao tráfico de drogas e armas.
Conforme o comandante, os números neste primeiro quadrimestre tiveram uma redução de 40% em relação ao mesmo período do ano anterior. Ele destacou a redução nos homicídios, onde em 2021 foram 37 mortes violentas e em 2022 apenas 23 mortes.
Outro ponto observado pelo coronel foi o grande número de prisões de criminosos e apreensões de armas, entre elas fuzis e armas de calibre 12, que foram retiradas de circulação. Ele destacou ainda a integração das forças de segurança no combate ao crime, salientando a participação direta do 4º Batalhão de Polícia de Choque (4ºBPChq), e da Polícia Civil (PC) e da Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe) na troca de informações.
O uso de aeronaves no auxílio às operações também foi algo destacado pelo comandante, que segundo ele tem dado respostas rápidas na comunicação com a área terrestre em cima dos pontos mais críticos.
Ubirajara salientou ainda o apoio do governo do estado fornecendo viaturas novas e potentes, bem como armamentos necessários e equipamentos de segurança para o bom andamento dos trabalhos em prol da segurança pública.