Vereadores vão visitar aterro nesta terça-feira para observar a situação
O vereador Roque Severgnini alerta para a situação do aterro sanitário de Farroupilha, localizado no bairro América. Ele afirma que não está acontecendo a destinação correta dos resíduos. “Cenas que há muitos anos não se viam mais, de urubus sobrevoando o aterro sanitário, um odor exalando para os bairros vizinhos, e com certeza a poluição do solo”, declara.
Severgnini explica que o assunto foi debatido na sessão desta segunda-feira, 10, na Câmara. Nesta terça, 11, parlamentares vão visitar o aterro para observar a situação. Eles também pretendem alertar o governo municipal sobre os fatos. “Há, com certeza, centenas de toneladas de lixo, caminhões e caminhões, que estão jogados no aterro, algo que não pode acontecer em hipótese alguma. Pagamos, e caro, para que esse lixo que vai para o aterro tenha seu devido tratamento”, pontua.
O parlamentar também afirma que a Ecofar recebeu R$ 10 milhões em 2021 para recolhimento e destinação final do lixo. Em 2022, os repasses aumentaram para R$ 16 milhões. “Para cada quilo de material enterrado, a prefeitura paga. E esse material que está na superfície, a prefeitura paga?”, completa.