Janete Toigo afirma que casos como câncer e infarto tem chegado com gravidade extrema na casa de saúde
A superintendente-geral do Hospital São Carlos, Janete Toigo, relata um panorama que o Hospital São Carlos observa na atualidade, com os casos de Covid-19 caindo. No início desta semana, duas pessoas estavam internadas por coronavírus na enfermaria.
Porém, Janete ressalta que estão chegando na UTI pessoas com estado de saúde muito grave. Uma explicação é a quarentena no período do “fique em casa”, onde muitas pessoas acabaram deixando de procurar atendimento de saúde e suas doenças acabaram ficando crônicas. “Os casos que chegam na nossa emergência podem não ser em um volume extremo, mas é em gravidade extrema”, avalia.
Casos de câncer, diabete, infarto e infecção respiratória tem chegado em estágios mais delicados. Tudo isso é observado em estatísticas levantadas no hospital, explica a superintendente. “Tudo a gente viu que se agravou após a pandemia, alguns por ficar tempo em casa, outros por não procurarem o recurso, pelo medo de não sair de casa, a gente tem tido essa constatação”, comenta. Confira no áudio abaixo.