Doutor e mestre em Diversidade Cultural acredita que as famílias devem participar do processo de ensino
O rapper, doutor e mestre em Diversidade Cultural e Inclusão Social, Chiquinho Divilas, destacou em entrevista à Rádio Spaço FM sobre o combate à desigualdade social no âmbito da educação. Conforme Divilas, é necessário que a escola esteja bem amparada, a fim de que todos participem do processo de aprendizagem. “Só iremos combater a exclusão no dia em que deixarmos de transferir esta responsabilidade”, afirmou.
Segundo ele, a instituição deve criar dinâmicas, de modo a estimular o jovem para o mercado de trabalho e ingresso em instituições de ensino superior. “Ressalto a importância da música neste sentido, devemos levar novas metologias, conhecer e explorar as habilidades desta trajetória. Infelizmente, muitas famílias se afastam e repassam o papel de educar. Devemos construir laços e atravessar pontes em favor do conhecimento”, definiu.
Sobre Chiquinho Divilas
Chiquinho Divilas é rapper, educador, pesquisador e escritor. Doutor e Mestre em Diversidade Cultural e Inclusão Social pela Feevale-RS. Também é formado em Relações Públicas e pós-graduado (MBA) em gestão. Líder comunitário do bairro Euzébio Beltrão de Queiroz, comunidade de Caxias do Sul, o profissional aborda a importância da cultura, linguagens e elementos do Hip-Hop para crianças, jovens e adultos em escolas públicas, privadas, periferias, universidades, penitenciárias e empresas.
Além disso, Chiquinho é autor de dois livros: Cultura Hip-Hop nas Escolas (2020) e Contos Divilas (2023), pela Editora Ueba. Atualmente, integra, junto ao acordeonista Rafael De Boni e DJ Hood, o projeto RAPajador, que mistura rimas do rap com sonoridades da música gaúcha. Mais informações a respeito do trabalho de Chiquinho, podem ser obtidas no Instagram @chiquinhodivilas.