Ex-prefeito de Tapera, Ireneu Orth é o primeiro suplente
Em um comunicado divulgado nesta quarta-feira, 10, o senador Luis Carlos Heinze (PP/RS) anunciou que se afastará de suas funções legislativas por um período de 120 dias para tratamento de saúde. Esta decisão vem em resposta aos conselhos de médicos e familiares, que sugeriram uma pausa para que o senador possa se dedicar a um procedimento intensivo de fisioterapia do sistema vestibular – uma especialidade que se concentra na terapia o equilíbrio, da fala e da coordenação dos movimentos. O senador Heinze encontra-se bem e a medida é preventiva, visando garantir sua plena recuperação.
Durante o período de afastamento, o mandato será assumido pelo suplente, Ireneu Orth, também do PP. Orth, descrito por Heinze como um homem de confiança e com profundo conhecimento do Rio Grande do Sul e do setor agropecuário, assume a posição com um histórico de envolvimento e dedicação a causas rurais e municipalistas. Ireneu Orth é um conhecido produtor rural, presidente e um dos fundadores da Associação dos Produtores de Soja do Rio Grande do Sul – Aprosoja-RS -, evidenciando sua forte ligação com a agricultura do estado. Com formação em contabilidade, ciência política e econômica, Orth traz uma combinação de experiência prática e teórica para o Senado Federal.
Seu histórico também inclui 18 anos como prefeito do município de Tapera, além de participações fundamentais em organizações como o Sindicato Rural, cooperativas e associações de municípios. “A experiência e os valores do Ireneu alinham-se com os compromissos que assumi. Estou seguro de que o mandato estará em excelentes mãos. Além disso, meu afastamento não será integral, irei acompanhar o trabalho e estarei alinhado com o Ireneu para fazer o melhor pelo estado”, afirmou Heinze.
“Estou pronto para iniciar os trabalhos. O acordo firmado na eleição de 2018 será a base de cada ato que escreverei no Senado Federal. Nenhuma ponte, hidrovia, porto ou estrada será esquecida. Seguirei realizando visitas a todos os órgãos federais e estaduais. As minhas votações também serão coerentes com as bandeiras defendidas”, concluiu o senador Ireneu Orth.