Implantação iniciou em abril do ano passado
A prefeitura de Farroupilha está realizando o processo de implementação do Sistema Eletrônico de Informação (SEI), que vem para substituir o sistema Multi, utilizado atualmente. A implantação no município iniciou no dia 28 de abril de 2022, em alguns departamentos e secretarias, e vem sendo gradativamente ampliada de acordo com as demandas de cada departamento.
O SEI é um sistema de protocolo e armazenamento de documentos de processos administrativos, desenvolvido por servidores do Tribunal Regional da 4ª Região de Porto Alegre, e foi cedido através de um termo de acordo com custo zero para o município de Farroupilha. Muitos outros órgãos públicos de diversas prefeituras, autarquias, instituições públicas, governos de estados, ministérios usam o SEI, como por exemplo as prefeituras de São Paulo e Porto Alegre, Anatel, Ministério da Economia e a Presidência da República.
Utilizado tanto pelos servidores internos, como pelos contribuintes do município, o sistema torna os processos mais ágeis, já que o SEI serve como uma outra porta tecnológica para o cidadão, que deve facilitar a vida de todos. Vale salientar que o balcão do protocolo e expediente continuará funcionando normalmente para atendimento a quem não tiver acesso ou encontrar dificuldade com a nova tecnologia. Com a implantação deste sistema, o farroupilhense passa a ficar isento do pagamento de taxa, que anteriormente era de R$ 18.
Como se cadastrar no SEI?
Na área do SEI, dentro do site da prefeitura, existe o link do manual do usuário externo que vai ensinar desde a parte do cadastro do usuário, a parte de procuração eletrônica, vinculação com uma pessoa jurídica, ensina com fazer os peticionamentos novos e intercorrentes.
Este cadastro pode ser feito diretamente pelo site, fazendo o pré-cadastro, onde o usuário receberá um e-mail com as orientações e os documentos que ele precisa anexar para liberar a plataforma, que deverá preencher o termo de concordância e veracidade, onde ele se compromete de que forma o SEI será utilizado. O farroupilhense recebe uma senha de uso pessoal e junto com o termo que deve ser preenchido e assinado digitalmente, deve ser anexada uma cópia de documento com foto contendo RG e CPF e um comprovante de endereço, que não precisa ser de Farroupilha.
O cadastro para o SEI está disponível neste link.