Ações estão sendo trabalhadas para que este número diminua
Integrantes da Secretaria de Saúde de Farroupilha participaram do último Spaço Livre deste ano que ocorreu neste sábado, 31, onde apresentaram um balanço do trabalho realizado pela pasta durante o ano de 2022. Um dos pontos importantes foi o atendimento de mais de 116 mil consultas durante os 12 meses, mas este número poderia ser bem maior já que 30% dos pacientes que marcaram horários não compareceram.
Nesta segunda-feira, 2, a reportagem da Spaço FM buscou mais detalhes com a diretora geral da pasta, Silvana de Lima, que explicou que estas faltas não são de pessoas que remarcam ou avisam que por problemas adversos não podem comparecer no horário. “O grande problema está nas pessoas que não desmarcam e que faltam”, ressaltou. Ela também comentou que nesta segunda somente na Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro Primeiro de Maio, na especialidade pediátrica, foram mais de 50% de faltas. Ela lembrou o que este não comparecimento sem aviso prévio gera para a população e o município. “Além do prejuízo financeiro e o que realmente preocupa e é desgastante é o prejuízo para a saúde das pessoas que estão tentando agendar uma consulta e não conseguem”, pontuou.
A secretaria e o Pró Saúde estão programando algumas ações para que estas perdas sejam diminuídas. Uma delas é o agendamento com espera menor de uma semana onde o paciente marca a consulta e é atendido em até três dias. Outro ponto que está sendo trabalhado são vagas de acolhimento dependendo da demanda de cada unidade onde ficam à disposição cerca de dois horários por dia para atendimento de pessoas que chegam sem agendamento.