Grupos prioritários estão com números bem abaixo do esperado
A Secretaria da Saúde de Farroupilha fez um alerta para a baixa procura da vacina contra gripe no município. Conforme os dados apresentados pela coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Paulina Guisso, e a diretora geral da pasta, Silvana Lima, os números nos grupos prioritários estão bem abaixo do esperado.
Segundo elas, os idosos de 60 anos ou mais atingiram apenas 50%, crianças de seis meses a menores de cinco anos está em 37%, profissionais da área da saúde, 58%, indígenas, 38%, gestantes e puérperas, apenas 61 pessoas foram vacinadas, bem como os professores onde 500 deles receberam a imunização. Ela chama a atenção e faz um alerta para as pessoas com comorbidades e portadores de deficiência que também não aderiram a campanha. Paulina elogiou os profissionais da força de segurança e de salvamento, que até o momento 72% da categoria já foi vacinada.
A imunização pode ser feita em qualquer posto de saúde de segunda a sexta, das 7h30 às 11h e das 13h às 16h30, com exceção da unidade de saúde da comunidade de Vila Esperança, que atende somente nas quintas-feiras, e de Rio Burati, aberta somente as sextas-feiras. No ato da vacinação é preciso apresentar um documento com foto e/ou que comprove a idade ou a atividade profissional.