Ação ocorreu nesta segunda-feira
O Samu de Farroupilha realizou nesta terça-feira, 17, a simulação de um acidente de grandes proporções. A ação foi realizada na base do Samu, junto ao Centro de Atendimento para Enfrentamento à Covid-19, reunindo profissionais do Samu, Corpo de Bombeiros, Bombeiros Voluntários, Secretaria da Saúde com o uso de ambulâncias, Defesa Civil e Guarda Municipal.
Funcionários do Hospital São Carlos atuaram como vítimas, apresentando desde sangramentos, fraturas, escoriações até paradas cardíacas, entre outras. Foram 25 profissionais fazendo parte desse simulado de acidente realístico, que encenou duas mortes e quatro feridos graves na colisão entre dois veículos. Também foi simulada uma explosão e um princípio de incêndio.
Conforme a coordenadora municipal do Samu, Danúbia D’Ávila, o objetivo é preparar cada vez mais as equipes técnicas para casos similares que possam ocorrer, para que cada profissional ou órgão saiba a melhor forma de agir, identificando suas limitações e dificuldades, para evitar problemas e conflitos em situações reais. Danúbia também salientou que se trata de um treinamento que envolve a integração da logística de todos os serviços de resposta às urgências e emergências em grande escala.
Os profissionais seguiram a classificação de risco para incidentes com múltiplas vítimas, que estabelece como prioridade, na ordem, os pacientes definidos como zona quente (risco de morte imediato), zona morna (moderado) e zona fria (baixo risco).








