Objetivo é qualificar cada vez mais as equipes profissionais e técnicas para casos reais
O Samu de Farroupilha preparou para esta terça-feira, 17, a simulação de um acidente de grandes proporções, envolvendo dois automóveis e 10 vítimas, sendo que uma delas entrará em óbito no local. A simulação realística irá acontecer na Rua Luiz Busetti, centro, por volta das 9h, em frente a base do Samu, junto ao Centro de Atendimento para Enfrentamento à Covid-19.
A ação irá reunir profissionais do Samu, Corpo de Bombeiros, Bombeiros Voluntários, Secretaria da Saúde com o uso de ambulâncias, Defesa Civil e Guarda Municipal.
De acordo com Danúbia D’Ávila, coordenadora municipal do Samu no município, o evento tem por objetivo preparar cada vez mais, as equipes técnicas para casos similares que possam ocorrer, para que cada profissional ou órgão saiba a melhor forma de agir, identificando suas limitações e dificuldades, para evitar problemas e conflitos em situações reais. Danúbia salientou que se trata de um treinamento que envolve a integração da logística de todos os serviços de resposta às urgências e emergências em grande escala.
Eles irão seguir a classificação de risco para incidentes com múltiplas vítimas, que estabelece como prioridade, na ordem, os pacientes definidos como zona quente (risco de morte imediato), zona morna (moderado) e zona fria (baixo risco).
Os atores considerados vítimas apresentarão desde sangramentos, fraturas, escoriações até paradas cardíacas, entre outros. Cerca de 30 profissionais estarão fazendo parte desse simulado de acidente realístico.