Instituição iniciou suas atividades em 31 de janeiro de 2011
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) celebra nesta terça-feira, 31, 12 anos de atuação em Farroupilha. Em entrevista à Rádio Spaço FM, o condutor Sidenei Feliponi, destacou a trajetória da entidade e explanou a respeito dos procedimentos realizados pelo órgão no município.
Para Feliponi, entre as principais adversidades que os socorristas encontram hoje na região está a falta de sinal para telefone e manutenção das estradas, principalmente no interior, questões que, por vezes, interferem na hora do atendimento, que precisa ser rápido e seguro. Segundo ele, o Samu conta nove profissionais à disposição da comunidade, sendo quatro condutores com técnico em enfermagem, outros quatro técnicos e uma enfermeira responsável pela corporação.
Questionado quanto ao atendimento secundário que deve ser procurado, caso o Samu não possa comparecer de forma imediata, Sidenei orienta que a população deve acionar o Corpo de Bombeiros Militar (CBM) via 193. “Existe uma parceria entre às instituições, ambas são responsáveis pelo atendimento pré-hospitalar aqui no município”, reforçou.

O integrante também salienta que a entidade é mantida através de verbas federais, estaduais e municipais, repassadas para secretaria de Saúde, que encaminha os recursos para o Hospital Beneficente São Carlos. Na oportunidade, ele também agradeceu aos Farroupilhenses pela ajuda e carinho com a instituição. “Temos uma população maravilhosa que nos recebe muito bem, contem sempre conosco”, afirmou.